Desde a sua inauguração, o Centro de Eventos do Ceará (CEC) recebeu vários congressos, simpósios, palestras com especialistas de renome nacional e internacional, feiras e reuniões. O equipamento do Governo do Estado, gerido pela Secretaria do Turismo (Setur), é um dos indutores do turismo de eventos no Ceará, impactando positivamente no cenário econômico do estado.
Nesta sexta-feira (18), ele completa 11 anos de funcionamento. Para celebrar esse momento, o equipamento recebeu a visita do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo. Acompanhado da secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, e do secretário executivo da pasta, Jonas Dezidoro, Freixo destacou que o CEC é um dos maiores do país.
“Não conheço outros equipamentos com o mesmo porte do Centro de Eventos do Ceará. E essa política de eventos é muito importante, pois quando você traz grandes shows, grandes eventos, você coloca o Ceará no centro de uma percepção do Brasil”, frisou.
Um dos mais modernos centros da América Latina, o CEC cumpre bem a sua finalidade. A localização privilegiada do equipamento é um convite para prestigiar o projeto arquitetônico inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada, localizada de frente para Avenida Washington Soares, uma das mais movimentadas da cidade, tem uma cobertura metálica recortada e perfurada, remetendo às falésias do litoral cearense, formações naturais de areias coloridas que compõem o leque de belezas naturais do estado.
Espaços do CEC
A versatilidade é a principal marca do Centro de Eventos do Ceará. O equipamento é dividido em dois grandes blocos, compostos por salão de exposição e dois mezaninos, com 18 salas modulares. Os espaços têm climatização inteligente; isolamento acústico e instalações elétricas.
Os pavilhões foram divididos em salões com nomes de grandes destinos turísticos do Litoral Cearense. O Pavilhão Oeste pode ser divido em cinco espaços (Pecém, Taíba, Mundaú, Almofala e Jericoacoara), e o Pavilhão Leste em três espaços (Icapuí, Aracati e Iguape) por meio de divisórias de 14 metros de altura e dobráveis, de modo a ficarem completamente recolhidas em um nicho na parede.
CEC em números
Após mais de uma década da sua inauguração, o CEC segue como um dos principais equipamentos do gênero no país e o mais importante do estado. Nele, de 2012 a 2022, mais de 980 eventos foram realizados. Em julho de 2023, a marca de mil eventos sediados foi alcançada.
Entre os acontecimentos históricos, que contou com grande público e atraiu os holofotes do mundo, estão o Arte Music Festival (AMF) que contou com show da estrela internacional Jennifer Lopez, a apresentação da banda norte-americana Guns N’Roses, além da reunião do BRICS – grupo político formado por chefes de estados do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Cidade Mais Infância
Além dos pavilhões, Marcelo Freixo visitou a Cidade Mais Infância. O equipamento, de 7.000 m², é coordenado pela Secretaria de Proteção Social (SPS). O parque foi criado para estimular a criatividade e a percepção de crianças de zero a 12 anos, tratando os pequenos com protagonismo. São 34 espaços temáticos que promovem a cidadania, a educação e os valores sociais.