CEC sedia evento de transformação digital promovido pela Brisanet

Nos dias 25 e 26 de julho, a telecom organiza agenda dedicada ao tema em Fortaleza, com palestras
do Google, Magalu e Huawei, entre outros gigantes do setor

A indústria, o varejo, a educação, a segurança e a saúde são algumas das áreas que devem experimentar uma revolução extraordinária com a implementação do 5G. Isso porque, com a tecnologia, as empresas podem usufruir de automação avançada e ter processos e controles de maquinários de forma mais eficiente. Com o uso da inovação, haverá um aumento significativo na produtividade em diversos setores da economia.

Para debater as oportunidades do 5G, a Brisanet realizará em Fortaleza um evento voltado para empresários, políticos, universidades e representantes setoriais no dia 25 de julho, com a presença do Ministro de Estado das Comunicações, Juscelino Filho, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Já no dia 26 de julho, a empresa realizará o 1° Brisatech, evento gratuito e aberto ao público, com palestras sobre negócios, tecnologia, inovação e inclusão digital.

Atualmente, cerca de 2,7 bilhões de pessoas no mundo ainda não possuem acesso à internet, enquanto o 5G já está disponível para aproximadamente 1 bilhão de pessoas, de acordo com relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A Brisanet, uma das maiores empresas de telecomunicação do Brasil, está comprometida em mudar essa realidade e acelerar a inclusão digital na região Nordeste a partir do 5G, das capitais ao interior, aumentando as perspectivas de desenvolvimento na indústria, educação, saúde, segurança e agricultura.

Na indústria, por exemplo, os benefícios do 5G são vastos. Com um aumento de 20 vezes na velocidade em relação ao 4G, a nova tecnologia possibilita o download de grandes volumes de dados em segundos, crucial para setores que dependem de processamento e transferência rápida de informações, como a manufatura e a logística. No entanto, apenas 6% das indústrias brasileiras atualmente têm rede 5G instalada, apontando um vasto campo de oportunidades para crescimento, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na saúde, as perspectivas de impactos positivos do 5G também são notáveis, permitindo consultas e monitoramento remoto de pacientes, especialmente em áreas rurais, melhorando o acesso ao serviço. No varejo, consumidores podem experimentar compras interativas com realidade aumentada e pagamentos sem contato, revolucionando a experiência de compra. No setor de transportes, o desenvolvimento de veículos autônomos e a comunicação entre carros são facilitados, promovendo segurança e eficiência.

*Com informações da assessoria do evento