Congresso Brasileiro de Oftalmologia debate o uso da tecnologia na prevenção e tratamento de doenças oculares

Durante os três dias de evento, alguns dos maiores nomes da oftalmologia nacional participam de um grande debate científico sobre os avanços da especialidade

Fortaleza recebe entre 23 e 26 de agosto o 67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, o maior do gênero na América Latina. O encontro acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, com a participação de médicos especialistas, profissionais e pesquisadores. As discussões vão permear os campos da prevenção e do tratamento de doenças oculares, a partir de novos métodos científicos e do incremento da tecnologia.

A programação contempla 716 palestrantes e são esperados mais de 3 mil congressistas. De acordo com o oftalmologista Milton Ruiz Alves, presidente do Congresso, o CBO 2023 é de extrema importância para o desenvolvimento da especialidade e também para a melhoria da saúde da população.

“O evento serve como ponto de colaboração, compartilhamento de conhecimento e inspiração, nos impulsionando em direção a avanços que aprimorarão a assistência em saúde e a qualidade de vida dos pacientes. À medida que nos reunimos anualmente, antecipamos discussões pertinentes e conexões que colaboram com o futuro da oftalmologia”, avalia.

Inovação no atendimento

O avanço da tecnologia aplicada à saúde ocular será o destaque desta edição do evento. Para Abrahão da Rocha Lucena, que também preside o CBO 2023, o uso da inovação nos tratamentos oftalmológicos no Brasil tem sido impactante e está transformando a forma como são abordadas as condições visuais.

“Os avanços da ciência e da pesquisa têm nos possibilitado alcançar diagnósticos cada vez mais precisos, além de oferecer terapias inovadoras, o que tem proporcionado melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes. Estamos testemunhando um emocionante capítulo na história da oftalmologia, onde a sinergia entre a perícia médica e as ferramentas tecnológicas está abrindo novas fronteiras de tratamento e cura”, declara.

Para o também oftalmologista Newton Andrade Júnior, outro organizador do evento, o tempo é de transformação no Brasil. Segundo ele, com o advento de equipamentos de diagnóstico avançado, técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e soluções digitais personalizadas, os oftalmologistas estão na vanguarda da medicina. Entusiasmado com a nova realidade, ele conclui: “o futuro da nossa especialidade promete ser ainda mais revolucionário com a integração da inteligência artificial e da telemedicina, por exemplo. Abordaremos tudo isso e muito mais em único lugar: o 67º Congresso do CBO”.

Atividades paralelas

Ao lado das discussões técnicas e científicas, o CBO 2023 será palco de outras ações que prometem impactar a capital do Ceará. No dia 23 de agosto, acontecerá a corrida “Visão no Esporte”: ação que tem o objetivo de ressaltar a importância da atividade física para a saúde física e mental, bem como sua relação com a saúde ocular. Na oportunidade, oftalmologistas e público em geral poderão se unir em percursos de três ou seis quilômetros, e ainda concorrer a prêmios.

As inscrições para o evento estão encerradas, respeitando o limite de 500 atletas. Cada inscrito doou à organização da corrida uma lata de leite em pó de 400 gramas, que será encaminhada ao Instituto Primeira Infância (Iprede), de Fortaleza. A caminhada conta com patrocínio da Johnson & Johnson e apoio da Essilor, Sociedade Cearense de Oftalmologia, Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia, Cooperativa dos Oftalmologistas do Ceará, Unimed Ceará e Indaiá.

Ainda na mesma semana, nos dias 24 e 25 de agosto, outra iniciativa de cunho social será liderada pelos oftalmologistas participantes do evento. Cerca de mil crianças serão submetidas a atendimentos oftalmológicos na ação “Pequenos Olhares”. O intuito é identificar problemas que afetam o desempenho escolar dos estudantes da rede pública no Ceará.

Todas as crianças que serão atendidas foram triadas por meio do apoio institucional do Ministério Público do Estado do Ceará. A ação é promovida em colaboração entre o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a Sociedade Cearense de Oftalmologia e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.

“A saúde ocular, embora seja essencial ao bem-estar físico e social das crianças e adolescentes, acaba não sendo uma prioridade para as famílias. Problemas de visão, como miopia e astigmatismo, revelam impactos diretos às rotinas escolares, sobretudo nas diversas atividades relacionadas à leitura. É preciso pensar estratégias que possam ampliar o acesso dessas crianças a uma cadeia de cuidados no setor público, para que o desempenho escolar dos menores não seja comprometido”, explica Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO.

SERVIÇO
67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia – 23 a 26 de agosto
Centro de Eventos do Ceará – Av Washington Soares, 999.
Programação: clique aqui

*Com informações da Assessoria do evento